top of page

Depressão: é isso o que eu tenho?


Em alguns momentos de nossa vida podemos passar por situações difíceis como a perda de um emprego, um relacionamento que se acaba, conflitos de ideias e brigas, a perda de alguém importante e, muitas vezes, sentimos que o mundo poderia deixar de existir por instantes, apenas para diminuir a dor que fica. Uma sensação de tristeza, falta de ânimo, até mesmo raiva e presença de pensamentos perturbadores podem acontecer. Isso pode ocorrer a todos, mas são períodos temporários e logo tocamos nossa vida em frente.

Porém, diferente dessa angústia e tristeza considerada normal a todos, quando o humor fica deprimido na maior parte do dia e por mais de duas semanas (algumas vezes, sem motivo aparente), é preciso ficar atento.

Na depressão esse é um dos sintomas e pode vir acompanhado de alguns outros, dentre eles: perda de interesse e prazer em quase todas as atividades, alteração no sono, ganho ou perda de peso acentuado, sensação de fadiga e falta de energia, sentimento de culpa e de inutilidade, dificuldade de concentração, pensamentos de morte recorrentes, agitação motora, baixa auto-estima.

Quem já passou por isso sabe o quanto é difícil! Se este tem sido seu caso - vale a pena fazer uma avaliação com profissionais (como psicólogo(a) e médicos), tire sua dúvida e se for diagnosticado, existem tratamentos apropriados e eficazes.

Ufa! Que bom que há solução e possibilidade de tratamento. Sei bem como é difícil e não importa quão forte você seja, não é isso que determina a ocorrência desse transtorno psicológico. As causas podem envolver uma possível predisposição genética associada a estressores ambientais e pode ocorrer em qualquer fase da vida. Então, quanto antes procurar por ajuda e começar a tratar, mais rápido resolverá.

Há alguns meses a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um vídeo bem didático e com animações ilustrando de forma breve possíveis manifestações da depressão e algumas dicas.

Vale a pena assistir!

Cristina Okamoto (CRP 08/14431)

Psicóloga clínica e terapeuta de casais Mestre em Análise do Comportamento Especialidade: tratamento de problemas

de relacionamento e transtornos de ansiedade.

(43) 9 9122-6835

Instagram: @Psicologa.Cris

Destaque
RSS Feed
Artigos Recentes

Receba artigos exclusivos

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square

Se gostou do artigo, compartilhe e deixe seu comentário.

bottom of page